Vai morar em Lisboa e não sabe por onde começar?

Em primeiro lugar, comece pela parte burocrática: documentação que lhe permita trabalhar, ter acesso a saúde e educação.

Depois desse pequeno detalhe resolvido, você precisa identificar os seguintes pontos: quando, onde e quanto.

Quando mudar?

Depende da sua realidade. Tem filhos em idade escolar? A partir dos 5 anos de idade, completos no ano que se inicia o ano letivo, a escolaridade é obrigatória. As escolas estão divididas em 3 “etapas”: EB I, EB II e Secundário. Considere que o ano letivo no hemisfério norte começa depois das férias de verão, ou seja, em Setembro. Mas pra inscrever o seu filho numa escola pública deve fazê-lo entre março e abril do respectivo ano de calendário, conforme regra da escola.

Exemplo: Ano letivo 2016/2017 (de Setembro 2016 a Julho 2017), inscrever a criança entre Março e Maio 2016.

Se escola pros pequenos não é a sua preocupação e pretende (e tem permissão para) entrar no mercado de trabalho: evite a mudança entre novembro e Janeiro e entre Julho e início de Setembro. As empresas estão em fechamento de orçamento do semestre/ano e estão no período das férias. Todo mundo só quer saber de verão e no final do ano só interessa a consoada.

Se entretanto quiser arrumar um trabalho rápido, pode sempre aproveitar a época natalícia para um emprego temporário no varejo. As lojas sempre recrutam as pessoas pra dar conta do volume de vendas.

Lembrando que o inverno luso é super ameno em comparação ao restante da Europa e enche de estrangeiros, principalmente de espanhóis sempre vão para Portugal depois de 26/12 para comprar os presentes de Natal, que lá são trocados no dia de Reis.

portugal

Onde morar?

Se não faz ideia, primeiro tem que definir qual é a sua prioridade. Muita segurança? Perto de transporte? Quais? Próximo a praia? Parque? Escola? Mercado? Vida noturna?

Nota: apesar de todo português dizer que tem violência o tempo todo, é mentira. Violência pra eles é batedor de carteira, furto de rádio do carro, furto da cadeirinha de bebê do carro, invasão de domicílio (quando acontece é no verão em algumas áreas, quando os donos saem de férias). E mesmo assim acontece em lugares específicos. Lisboa no geral é muito segura, acho que uma das cidades mais seguras que eu já vi na vida. E vivi, felizmente.

Depois de ter definido isso, olhe para o mapa da cidade de Lisboa. Vá mesmo no Google Maps e procure a cidade, faça o street view (super bem mapeado, diga-se de passagem).

Aconselho a procurar nas zonas adjacentes de Lisboa, e não deixar de ver a linha de Cascais, a linha de Azambuja, a linha de Sintra (alguns pontos porque essa zona não é muito bem-quista) e o “outro lado da poça”, que já não é mais Lisboa. Passa a ser distrito de Setúbal, e a zona de Almada é muito bacana, além de ser mesmo pertinho de Lisboa, tem acessos de barca, trem, ônibus (via ponte 25 de Abril) e o aluguel é bem mais barato que em Lisboa.

Leia o artigo completo clicando aqui.

Fonte: banhodechuva.com

 

como morar em portugalO E-book Como morar em Portugal é um guia completo para quem deseja trabalhar, residir, estudar ou turistar na terra de Cabral.  Este E-book vai ajudar a quem está chegando no país a conseguir de forma mais rápida seus objetivos.    quero saber mais portugal           Clique aqui para assitir o video!

 

Leia também:
10 Motivos porque eu gosto de morar em Portugal
Portugal não é um país pobre! Muito pelo contrário!
Em Portugal fala-se inglês! E você?

lisboa portugal castelo de sao jorgeSaiba mais: Castelo de São Jorge – Lisboa (foto)

Seja o PRIMEIRO a comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s